AQI estamos em mudança

Brevemente novidades.

Casa do Agricultor

Últimas

CONSERVAÇÃO E TRANSPORTE DE HORTÍCOLAS
Irrigação
Sementeira
 Como Preparar a Terra

Fertilização

Fertilização

Os principais nutrientes essenciais para as plantas são o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio (são os macronutrientes) mas, os outros não são indispensáveis pois garantem a manutenção e desenvolvimento das plantas.

O que é fertilização?

É o processo que consiste em disponibilizar às plantas nutrientes que o solo não consegue disponibilizar, garantindo assim o desenvolvimento saudável. Pois, no solo, nem todos os nutrientes se encontram de forma disponível para as plantas absorverem.

Este processo e a quantidade de adubo ou fertilizantes que pretendemos aplicar pode variar de acordo com o tipo de plantas que queremos adubar/fertilizar e as necessidades da fase quando se pretende adubar ou fertilizar.

Os principais nutrientes essenciais para as plantas são o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio (são os macronutrientes) mas, os outros não são indispensáveis pois garantem a manutenção e desenvolvimento das plantas.

E quando algum nutriente está em falta a planta reflete através de sintomas conforme se pode ver na imagem abaixo e deve ser feita a correção aplicando o fertilizante que ajude a suprir o défice identificado.

 

 

NOTA: Para fazer adubações ou fertilizações correctas devem ser feitas análises de solos bem como das plantas para saber que quantidades são adequadas para o devido momento.Adubação do fundo (o que é, quando se faz, exemplos produtos)

É a adubação que se faz no solo antes de ser feita a sementeira ou o transplante. Esta adubação pode ser feita com fertilizantes orgânicos ou minerais. Visa garantir que o solo tenha nutrientes para os primeiros dias de desenvolvimento das plantas.

 Quanto a origem dos componentes do fertilizante/adubo

  • Orgânica: tem sua origem em fontes orgânicas e naturais como por exemplo esterco de gado bovino, de galinhas, restolhos de plantas (fonte vegetal, animal). A administração pode ser feita antes do plantio ou durante o desenvolvimento da planta (em forma líquida, processada). Esta adubação disponibiliza os nutrientes de forma mais lenta e duradoura.

Vantagem: Uma das grandes vantagens da fertilização através de restolhos de plantas, esterco por incorporação no solo é que, ajudam também a melhorar a estrutura dos solos garantindo assim mais tempo de vida aos mesmos.

  • Mineral: estes fertilizantes, também designados químicos, são de absorção mais rápida, disponibilizando a planta de forma mais imediata que a orgânica.

Vantagem: garante disponibilidade imediata de nutrientes as plantas e promove um crescimento mais rápido garantindo assim que os resultados sejam notados em pouco tempo.

 Quanto ao momento de aplicação

  • Fertilização de fundo: esta fertilização pode ser orgânica ou mineral. Esta adubação garante que quando a semente for colocada no solo receba os nutrientes que precisa nos seus primeiros dias de vida. Para o caso da fertilização orgânica normalmente se faz 30 dias antes da sementeira para garantir que os nutrientes estejam disponíveis uma vez que a disponibilização dos nutrientes é mais lenta, enquanto a fertilização mineral pode ser feita um dia antes da sementeira uma vez que a disponibilização é mais lenta.
  • Fertilização de Cobertura: esta fertilização consiste em fazer a manutenção dos nutrientes pois, a medida que a planta vai crescendo necessita de mais nutrientes para se desenvolver e estar saudável para dar os frutos ou produzir o rendimento desejado. Pode ser feita com fertilizantes minerais bem como orgânicos na forma liquida ou sólida.

 Quanto ao estado físico

  • Líquido
  • Sólido

Adubação de cobertura

A adubação de cobertura consiste em suprir as deficiências de nutrientes que não foram possíveis dar a planta na fase de aplicação de fundo e garantir que a planta continue desenvolvendo para dar frutos e consiga chegar ao máximo a sua capacidade potencial de rendimento.

Esta adubação pode ser feita com fertilizantes orgânicos, minerais principalmente no estado sólido em alguns casos líquidos na forma de compostagem (processo de fermentação de produtos orgânicos).