AQI estamos em mudança

Brevemente novidades.

Casa do Agricultor

Como Preparar a Terra

 Como Preparar a Terra

A preparação prévia do solo traz vários benefícios para a nossa produção, como por exemplo: Melhora a porosidade, permitindo que mais água e nutrientes entrem na zona radicular. Reduz o escoamento em comparação com o solo duro e crocante. Disponibilize oxigênio para as raízes das plantas. Incentiva as raízes a se espalharem e se desenvolverem em uma rede subterrânea robusta para absorver nutrientes vitais e umidade.

Como preparar a terra
O preparo do solo para plantio é muito importante para que as áreas cultivadas tenham bons resultados e não tragam problemas no futuro. Os cuidados tomados antes e no começo do plantio refletem na saúde das áreas agrícolas, e por isso são decisivos para alcançar uma boa lucratividade e estabilidade.


Solo
O solo é um local onde se desenvolve a vegetação e as culturas que pretendemos produzir. É por essa razão um sistema complexo de material sólido, acompanhado por um espaço poroso onde pelos poros circulam água e ar, e onde estão presentes e se desenvolvem inúmeros microrganismos


Importância e benefícios de preparação previa (Antes de Semear)
O solo muito arenoso permite que estes drenem muito rapidamente; o solo que contém muita argila é difícil de penetrar pela água e pelas raízes das plantas. O solo ideal, denominado solo franco, é friável e bem arejado, com bastante húmus (orgânico). Em um solo franco, as raízes das plantas podem viajar longas distâncias em busca de nutrição para sustentar as folhas a biomassas bem como o colorir das flores.


O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas.


A preparação prévia do solo traz vários benefícios para a nossa produção, como por exemplo:
1- Melhora a porosidade, permitindo que mais água e nutrientes entrem na zona radicular.
2- Reduz o escoamento em comparação com o solo duro e crocante.
3- Disponibilize oxigênio para as raízes das plantas.
4- Incentiva as raízes a se espalharem e se desenvolverem em uma rede subterrânea robusta para absorver nutrientes vitais e umidade.


Lavoura
Lavoura é definido como a manipulação mecânica do solo para fins de produção de culturas, afetando significativamente as características do solo, tais como conservação da água do solo, temperatura do solo, processos de infiltração e evapotranspiração.


Tipos de Lavoura.
As operações de lavoura geralmente utilizadas na preparação da terra para a sementeira podem ser divididas em duas categorias: lavoura primária e secundária.
A Lavoura Primaria é também subdividida em:
a) Lavoura do fundo (usando charrua);
b) Subsolagem (usando o subsolador);
c) Lavoura durante todo o ano (usando a charrua).


Gradagem
Gradagem é a etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à lavoura. Após a lavoura, o solo ainda poderá conter muitos torrões, o que dificultaria a emergência das sementes e o estabelecimento das culturas. Com a utilização do implemento Grade, os torrões são desfeitos e a superfície do solo torna-se mais uniforme.


Fertilização
A fertilização é aplicação de qualquer material orgânico ou inorgânico de origem natural ou sintética a um solo para fornecer um ou mais elementos essenciais para o crescimento das plantas. A fertilização Correta aumenta o rendimento, a qualidade (conteúdo de nitrogênio) e os lucros.
Existem três maneiras básicas de repor os nutrientes removidos do solo. Uma forma é reciclar nutrientes, principalmente por meio de dejetos animais. Outra forma de repor os solos é obter e aplicar fertilizantes (sejam eles líquidos ou granulares). E a terceira forma é por meio da ação microbiana, como a fixação de nitrogênio. Os produtores devem compreender e utilizar todos os três métodos para obter o máximo de fertilidade com o mínimo de custo e danos ambientais.